Blog

 

 

04

nov 2013

Móveis Planejados, será?

Na hora de escolher o profissional ou a empresa que irá fabricar os móveis de sua casa vale a pena saber diferenciar o que são Móveis Planejados Modulares (geralmente vendidos em lojas) de Móveis Planejados sob Medida (fabricados pelo bom e velho marceneiro).

Sala_Gris_Tomate_1024x587

Imagem da internet

Móveis planejados modulados seriados são fabricados em série e em módulos padronizados, isso quer dizer que os módulos têm suas medidas, formas e cores padronizadas e limitadas. Basicamente todas as marcas têm o mesmo padrão de medidas (é por isso que em todas as outras lojas os moveis são muito parecidos). O que diferencia uma marca da outra são as cores, acabamentos e em muitos casos é só o nome que muda. No Brasil os fabricantes de todas as marcas de móveis planejados modulados utilizam os mesmos quatro materiais básicos (MDF, MDP, Aglomerado e Hardboard Comum). Nas lojas os projetos são feitos na hora, justamente porque são módulos seriados. Os programinhas de computador utilizados são bem simples, porque para elaborar o projeto na tela é só arrastar o módulo de uma galeria para o local desejado, como se fosse um joguinho de montar. Os móveis planejados modulados seriados oferecem sempre um projeto limitado, porque tem as medidas, cores e formatos padronizados pelas fábricas. O nome móveis planejados não é correto quando se trata de móveis modulados seriados, é uma falsa propaganda, por que o suposto planejamento fica limitado e “amarrado” às poucas quantidades de medidas, formas e cores oferecidas. Usar o nome “móveis planejados sob medida” é uma incoerência, porque não há como alterar as medidas dos módulos que são pré-fabricados. Nesse caso leva-se em consideração o tamanho do módulo e não o espaço físico, outra falsa propaganda: leva-se em consideração o tamanho do ambiente.

Em contra partida os Móveis Planejados Sob Medida são fabricados peça por peça. Podem ter praticamente, qualquer medida, qualquer cor, qualquer quantidade de cores e qualquer formato. Não existe padrão pré-definido; serão fabricados do jeito que o cliente quiser; quadrado, redondo, triangular, sextavado ou de, qualquer outro formato cor ou tamanho. Os móveis planejados sob medida são os verdadeiros móveis planejados, porque são personalizados e planejados peça por peça. Os projetos são elaborados linha por linha e os móveis só existirão depois de muito bem projetados e desenhados por designers. O ponto fraco é o tempo para entrega e montagem, se o marceneiro for realmente eficiente o cliente terá que entrar na fila e esperar.

 

 

  • by clarissa
  • 0 Comment
  • nov 04, 2013
  • Standard

Deixe um comentário

Tem algo a dizer?